3 boas razões para começar a fazer conteúdo co-branded

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Por que não aproveitar a sinergia de público-alvo para criar conteúdos de interesse em canais de seu parceiros?

As ações envolvendo duas marcas, também chamadas de “co-branded” já são muito comuns em diversos segmentos de bens de consumo. Seja para criar novos produtos, coleções especiais, ou inovar de forma geral, a premissa é sempre a mesma: as marcas devem ter atributos e valores que sejam coerentes ou complementares entre si, e públicos similares.

Estamos entrando na era do conteúdo no marketing, então porque não aproveitar esta estratégia para tornar o seu ainda mais poderoso? Criar conteúdo educativo, informativo e relevante em parceria pode ser uma excelente ideia. Veja aqui 3 motivos para fazer ações de conteúdo “co-branded”:

1. Alcançar mais pessoas

Muitas empresas, apesar de oferecerem produtos ou serviços diferentes, trabalham com o mesmo público alvo. Por exemplo uma faculdade e um banco que quer abrir contas universitárias; uma marca de roupas infantis e um fabricante de carrinhos de bebê… Enfim! São milhares de possibilidades. Porque não aproveitar esta sinergia para criar conteúdos de interesse (artigos, videos, guias,etc.) e disponibiliza-los no blog (ou Brand Channel), redes sociais, e-mail marketing e outros canais de seu parceiros? É uma forma simples de aumentar o seu alcance rapidamente e atingir seu público alvo, levando ainda informação relevante para ele.

Se a ação estiver atrelada a uma estratégia de Inbound Marketing, melhor ainda! Os leads gerados com a ação podem ser compartilhados entre os parceiros, engrossando a base de relacionamento de cada um.

2. Gerar o tipo certo de backlinks

Uma das formas do Google ranquear melhor o seu conteúdo on-line, na hora em que o cliente está buscando os produtos ou serviços que você oferece, é através das referências a ele em outros sites. Estas referências são chamadas de backlinks. Fazer uma estratégia de construção de backlinks com parceiros que tenham afinidade com o seu público, ou até veículos de comunicação através de assessoria de imprensa, é uma das estratégias mais efetivas de SEO.

Quanto maior a reputação do domínio do parceiro e a autoridade do conteúdo, mais resultado você tem na sua ação. Existem ferramentas como o Semrush que conseguem levantar estas métricas para você selecionar bem as marcas e empresas para trabalhar.

3. Reduz significativamente o custo de produção

Fazer co-marketing é compartilhar os custos de produção e até de divulgação dos conteúdos em alguns casos. Qualquer que seja o formato do conteúdo a ser produzido o custo pode ser rateado entre os parceiros, o mesmo vale para os custos de mídia.

Agora é hora de pensar e fazer diferente. Ganhar escala e reduzir custos através de ações em colaboração é uma excelente forma de começar.

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